• Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas Brasil

Notícias

REVOGAÇÃO DA EXIGENCIA DE HABILITAÇÃO

Srs, a partir do dia 21/09 com a Publicação do RBAC 61 já como previsto em reuniões anteriores do CBA na ANAC, foram revogados todos os Artigos que regulavam a exigência de Habilitação de Piloto de Acrobacia .

Tivemos HOJE 30/09 na ANAC onde foram feitas várias indagações a respeito do assunto e com muita tranquilade nos foi passado a ideia com a qual concordamos plenamente, porém tivemos algumas sugestões para que tudo isso não fique totalmente solto ( como diríamos no cotidiano ), principalmente no que refere-se a Show Aéreo .

O CBA já havia entrado com uma proposta para a ANAC e que isso ajudou bastante a decisão tomada por eles .

A princípio o CBA estudará como verá e o que seria preciso fazer para que nosso Comitê continue auxiliando  na DESBUROCRATIZAÇÃO na atividade Acrobática porém com a cabeça muito no lugar. Sendo assim, filiados ao CBA "ativos" e que componham nosso Grupo de Competição Aérea, ou seja estarem juntos em Campeonatos, poderemos ter ( UM SELO ) ( UM ENDOSSO ) até ( UMA HABILITAÇÃO ) fornecida pelo próprio Comitê para exatamente este Sócio Ativo e Competidor . No caso de Piloto que não queira estar junto na realidade não haverá nenhuma exigencia no que refere-se a habilitação, leia-se aí suas regras no RBHA 91.

No Caso de Show Aéreo, temos uma Comissão Julgadora e que da mesma maneira pensamos em ter os mesmo procedimentos do Show Aéreo Americano, homologando o Piloto por níveis de Low Line, iniciando logicamente com a Low mais alta e depois ir baixando-a até alcançar o Zero Zero, com isso esse Piloto teria como a Norma Americana ( UM WAVER) ( UM SELO) e neste documento estaria a sua LOW ATUAL .

Em nossa reunião de hoje participaram o Cmte Wander Venson, o Cmte Francis Barros, o Eng Aer. Marcus Tabakinik, onde agradecemos e a julgamos como um encerramento de ciclo com a ANAC em relação as nossas habilitações, porém a responsabilidade do Comitê a nosso ver aumentou em muito, pois deveremos plantar a todos a ideia da disciplina, a ideia da Competição também, por que não, para que o Piloto tenha sempre a maior oprientação possível no vôo, e que evolua cada vez mais sua Pilotagem " POIS É EXATAMENTE O QUE BUSCAMOS NA ACROBACIA " .

Tudo isso nossa Diretoria estará estudando com o devido cuidado e responsabilidade com o pensamento sempre na maior segurança possível para tentarmos orientar nosso pessoal e  Acrobacia em geral .

LCDELLAGLIO

CBA PRESIDENCIA

 

Notícias