• Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas Brasil

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CAMPEONATO NA AFA

 CAMPEONATO DE ACROBACIA NO NINHO DAS ÁGUIAS - SUCESSO ABSOLUTO!

 Postado em: 05/08/2014 às 02:00:02

, Luiz Carlos B. Dell Aglio, com alguns aviadores da nossa Força Aérea, principalmente o Coronel Fernandes, da AFA, e o Ten. Cel. Gobett, atual comandante da Esquadrilha da Fumaça - tudo realizado com o aval do Brigadeiro do Ar Carlos Eduardo, comandante da base.

 

Após ajustarem a forma de realização da competição, a organização geral do evento ficou por conta de uma equipe de voluntários liderada por Ricardo Soriani, que já tinha experiência na organização de encontros no Broa e no Museu da TAM, fazendo com que a infraestrutura oferecida pelos militares fosse aproveitada da melhor forma possível durante o desenrolar do campeonato. Inicialmente, a disputa seria realizada na pista do setor E, mas, tendo em vista que o Ten. Cel. Gobett havia oferecido o hangar da Esquadrilha para abrigar os aviões competidores, o campeonato terminou por transcorrer no setor W – o mesmo onde são realizadas as demonstrações dos Portões Abertos. E graças a uma rigorosa organização da equipe de solo, em sintonia com a torre de controle, todo o tráfego de aeronaves se realizou na mais perfeita harmonia, e em nenhum momento foi alterada a operação da base.

 

Embora a data oficial da competição tenha sido de 31 de julho a 02 de agosto, já na segunda feira, dia 27, os primeiros competidores chegaram à base, com o objetivo de realizar alguns voos de treinamento dentro do box. E no decorrer da semana, os demais pilotos foram chegando, vindos das mais diversas partes do Brasil, e foram também iniciando os preparativos.

 

Nessa competição, que já é a segunda de nível nacional realizada pelo CBA, o grande destaque foi a presença de John Gaillard, sul africano que foi o juiz-chefe do campeonato mundial de acrobacias do ano passado, e que também estará presente nas próximas competições internacionais da FAI. A presença de alguém tão experiente serviu para elevar o nível dos juízes brasileiros, e também para servir de parâmetro, ajudando a superar as limitações que ainda existem no segmento de julgamento de manobras. No caso de conflitos referentes a pontuação, a nota conferida por ele era usada como referência, sendo um critério de desempate.

 

 

No início de cada dia era feito um minucioso briefing, para repassar as instruções e também ouvir sugestões e críticas dos pilotos. Em relação aos voos, o primeiro lugar na categoria básica ficou com Guilherme Borges, de Bebedouro-SP, que voou a sequência utilizando o Super Decathlon da Villela Aero Sports. Em segundo lugar ficou o piloto Ricardo Conte, em um RV-7, e em terceiro Rodrigo Damboriarena, em um Extra 330LX.

 

A categoria Sportman foi a mais disputada, com quinze pilotos concorrendo. Dentre esses, alguns já eram velhos conhecidos – como Filipe Rafaeli, que já ganhou diversas vezes o primeiro lugar – e outros eram talentos que se revelavam. O primeiro lugar ficou com Juliano Barros, que voou um Christen Eagle II, seguido de Filipe Rafaeli, que ficou em segundo, voando no Super Decathlon. Mas nessa categoria quem mais impressionou foi o piloto Eduardo Haupt, que voou a sequência utilizando um avião Boeing Stearman, fabricado em 1943, sem alimentação para voo invertido. Para administrar a energia de algumas manobras, a perícia do piloto foi fundamental, inclusive arrancando aplausos dos colegas. Na opinião de John Gaillard, esse competidor mostrou que “mesmo que tantos se preocupem com o fator máquina, o principal continua sendo o fator homem”.

 

Na categoria Intermediária, o primeiro lugar ficou com Camilo Freitas (Christen Eagle II), do Aeroclube do Rio Grande do Sul, seguido de Eduardo Venson, que também voou com esmero um Decathlon. Em terceiro veio Márcio Oliveira, em seu Pitts S-1C.

 

A categoria Avançada foi disputada por André Textor, com seu Pitts S-2X, e por Marcos Geraldi, que ficou em primeiro lugar estreando em competição o avião CEA-309 Mehari, projetado pela Universidade Federal de Minas Gerais especialmente para esse esporte aéreo.

 

E ainda, a sequência Ilimitada foi voada pelo piloto Francis Barros, que atualmente é o principal representante do Brasil em competições internacionais. Merece destaque a sequência desconhecida voada por ele, de grande nível de dificuldade. Como foi o piloto melhor pontuado na categoria mais complexa, ele continuou com o título de Campeão Brasileiro.

 

Para conferir o ranking com todos os pilotos, clique aqui.

 

Conforme foi dito no briefing inicial, em uma competição de acrobacia o piloto não voa contra o colega: voa contra si mesmo, contra suas limitações, tendo que administrar o avião e as forças naturais que o envolvem. Assim, apesar de existirem rivalidades, o clima de amizade perdurou durante todo o evento. Obviamente acontecem insatisfações com alguma atuação específica dos julgadores, mas assim como no futebol e em outros esportes, é algo que pode ser discutido e aperfeiçoado. Nesse campeonato, os voos foram filmados, para possibilitar uma conferência e correção de nota em caso de protestos.

 

Além dessa questão, devido a limitações de ordem burocrática, alguns pilotos não puderam realizar seus voo de maneira ‘solo’, e tiveram que decolar com um segundo piloto a bordo – o ‘safety pilot. Assim, merecem agradecimentos os pilotos Hernani Dippolito, Marcos Geraldi, Marcio Oliveira, Wilson Brasil e Gustavo Martucci, que serviram de ‘saco de pancadas’ para os voos acrobáticos.

 

Também vale ressaltar a presença de ilustres veteranos que estiveram visitando o campeonato: Sérgio Machado, Carlos Alberto Rampi, Lidio Bertolini, Luiz Guilherme Richieri, Paulo Bastos, Fernando Paes de Barros, Marcus Tabacnik, Gunar Armim, Bertoto Bastos, Fernando Guerra...E, durante todo o evento, um pôster do Bertelli esteve presente, para deixar patente que a caminhada para o futuro não deixa cair no esquecimento aqueles que no passado seguraram a mesma bandeira.

 

Mas o principal agradecimento deve ser feito de coração a todo o pessoal da Academia da Força Aérea, e também a todo o pessoal da Esquadrilha da Fumaça, pela acolhida espetacular que propiciaram. Sem dúvida são aviadores que respiram o mesmo ar e falam a mesma língua. Se não fosse o convite inicial do Coronel Fernandes, mediante o aval do Brigadeiro do Ar Carlos Eduardo, comandante da AFA, dificilmente esse campeonato teria o brilho que teve. E também, fica a gratidão ao Ten. Cel. Gobett, e aos demais fumaceiros, que nos acolheram no hangar da Esquadrilha da Fumaça, equipe que é responsável, há mais de 60 anos, por fazer brilhar a chama da acrobacia aos olhos dos brasileiros. Que esse elo se mantenha cada vez mais forte!

 

RESULTADOS FINAIS

BÁSICA

Rank   Pilot Aeroplane Registration Known #1  Known #2  Totals O/all %
 1   Guilherme Leme Borges Decathlon PT-JVK 318,13 329,77 647,90 77,131
 2   Ricardo Conte RV-7 PR-ZUM 325,37 319,66 645,02 76,789
 3   Rodrigo Damboriarena Extra 330LX PR-XLX 297,38 347,59 644,97 76,782
 4   Felipe Roiz Mencacci Decathlon PT-ZUP 307,73 311,98 619,71 73,775
 5   Tiago Sabino Decathlon PT-JVK 293,86 323,85 617,71 73,537
 6   Victor Yancovitz Decathlon PR-OLL 286,12 309,75 595,87 70,937
 7   Cassio Lisandro Telles RV-7A PR-ZUM 252,89 310,25 563,14 67,040

 

SPORTMAN

Rank   Pilot Aeroplane Registration Known #1  Known #2  Totals O/all %
 1   Juliano Pankowski Barros Christen Eagle PR-ZJB 1187,14 1182,55 2369,69 83,440
 2   Filipe Rafaelli Decathlon PT-JVK 1131,65 1183,41 2315,05 81,516
 3   Eduardo Haupt A75 N1 PR-ZEH 1131,77 1148,36 2280,14 80,286
 4   Mario Perdomini Lara Christen Eagle PP-ZRS 1086,52 1184,12 2270,65 79,952
 5   Adriano Seddon Seddon Special PT-ZUP 1144,71 1081,71 2226,42 78,395
 6   Edison Andrade Christen Eagle PR-ZOE 1093,89 1128,78 2222,67 78,263
 7   Christiano Oliveira Decathlon PR-OLL 1130,71 1083,71 2214,43 77,973
 8   Leonardo Gutierrez RV-4 PU-EGJ 1058,55 1132,78 2191,33 77,160
 9   Antonio Carvalho RV-7 PR-ZJV 1064,27 1062,53 2126,80 74,887
 10   Douglas Lourenço RV-7 PT-ZDL 1091,32 1034,26 2125,59 74,845
 11   Marcos Alexandre Rizzardo Decathlon PT-ZUP 1027,99 1055,79 2083,78 73,372
 12   Denis Schwarzenbeck Extra 300 PR-XLX 1034,10 1030,36 2064,46 72,692
 13   Abdul Pholman Junior Christen Eagle PR-ZAV 994,22 1058,12 2052,34 72,266
 14   Leonardo Traugoit Blinder Christen Eagle PR-ZTE 1013,56 1031,49 2045,05 72,009
 15   Rafael Stanczyk Decathlon PR-OLL 985,92 988,57 1974,49 69,524

 

INTERMEDIÁRIA

Rank   Pilot Aeroplane Registration Known  Free  Unknown  Totals O/all %
 1   Camilo Freitas Christen Eagle PP-ZRS 1557,21 1541,22 1324,20 4422,63 75,730
 2   Eduardo Venson Decathlon PP-ZPA 1493,55 1464,25 1406,47 4364,27 74,731
 3   Marcio de Souza Oliveira Pitts S-1C PP-ZMO 1503,37 1422,08 1438,41 4363,86 74,724
 4   Jose Vilela Kandrotas Extra 330SC PR-ZVK 1513,56     1513,56 25,917

 

AVANÇADA

 Rank   Pilot Aeroplane Registration Known  Free  Unknown  Totals O/all %
 1   Antonio Marcos Gerardi CEA-309 PT-ZTX 1681,83 2324,92 2432,90 6439,65 68,144
 2   Robson Andre Textor Pitts S-2X PR-ZXS 1027,58 2594,42 2312,00 5934,00 62,794

 

ILIMITADA

Rank   Pilot Aeroplane Registration Known  Free  Unknown  Totals O/all %
 1   Francis Barros Sukhoi 31 PT-ZSV 2873,50 3317,17 3477,80 9668,47 66,359

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