• Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas Brasil

Artigos

image

Entrevista com Marcos Geraldi

 

 

Primeiro colocado na categoria Avançada, no campeonato da AFA em 2014.

1 - Onde, como e quando aprendeu a pilotar aviões?

      Comecei a voar planadores no início dos anos 90 no Aeroclube Mineiro de Planadores - BH. Desde essa época já decidi que meu rumo na aviação seria a acrobacia aérea.
Em 98 tirei meu PP e em 99 meu ACRO e INACRO. Acrobacia seria uma forma que encontrei à época para fazer valer minha vontade de realmente explorar a arte de voar. Não bastava reto nivelado, queria conhecer as  mais variadas formas, principalmente de dorso.
 
2 - Como foram os primeiros vôos acrobáticos?
 
    Fiz meu curso em duas semanas - pois era o prazo de minhas férias. Portanto, os primeiros vôos foram impressionantes. Nunca tinha tomado G, e agora eu estava lindando com isso duas, três vezes ao dia. Me dava uma fome terrível!
 
3 - Em acrobacia, já encontrou alguma dificuldade que precisou ser superada?
 
    Na vida em geral, encontramos dificuldades - faz parte. A principal foi encontrar onde voar e fazer o curso. Mas com muita persistência e vontade, aviões e oportunidades foram aparecendo.
 
4 - Quais foram os benefícios que a prática da acrobacia aérea trouxe para seu nível de pilotagem?
 
     A prática desse esporte nos ensina muito para o dia a dia, pois a vida é principalmente uma questão de ATITUDE: e como sempre digo para meus alunos, acrobacia é atitude.
 
5 - Na sua opinião, qual a melhor forma de treinar para um campeonato?
 
    Diversas são as formas de treinamento para uma competição. Depende um pouco de cada um. Mas o mais importante é saber O PORQUÊ, o O QUÊ e o COMO. Ou seja, ter um plano bem definido.
 
6 - Tem alguma opinião geral sobre a competições mais recentes, sobretudo a que você participou na AFA?
 
    Primeiramente, o campeonato de Rio Verde marcou para reiniciar da acrobacia de competição brasileira. Embora eu não tenha participado como competidor, tive alunos que o fizeram, e nos motivou muito. E o campeonato na AFA foi sem dúvida o melhor campeonato brasileiro até o momento. Toda a atmosfera aeronáutica, bem como o próprio EDA - Esquadrilha da Fumaça propiciaram aos pilotos, competidores e demais entusiastas, os elementos necessários para o coroamento do que se iniciou no ano anterior. Competir na Avançada com o Mehari foi a cereja do bolo (particularmente falando)!

    Parabenizo todos os envolvidos - direta e indiretamente - para esse feito que, certamente, foi o primeiro de vários no "Ninho das Águias". Cada campeonato é um aprendizado para os pilotos e os organizadores. Assim vamos seguindo.
 
7 - Pretende seguir competindo? Quais os planos para o futuro?
 
 Sim pretendo competir e seguir competindo. Principalmente pelo fato de fazer parte de um time que projetou, construiu e voou o primeiro avião acrobático ilimitado brasileiro - UFMG CEA 309 MEHARI. Queremos levar este avião às melhores posições nos campeonatos.


8 - Tem algum conselho para quem deseje aprender acrobacia aérea?
 
    O conselho é simples: se você deseja explorar a verdadeira arte de voar, faça acrobacia. Mas procure instrução profissional e envolva-se com profissionais! Voe sempre mantendo em.mente a segurança!!

Be inverted!

 

<table width:802px"="" align="left" border="0" cellpadding="1" cellspacing="1">

       Entrevista com Marcos Geraldi.

      

Artigos